Quanto Custa uma Cirurgia Bariátrica – Preço, Antes e Depois

Trata-se de um procedimento para reduzir o volume do estômago. Veja quanto custa uma cirurgia bariátrica.

Existem vários métodos de cirurgias bariátricas. A obesidade é uma doença que afeta milhões de pessoas no mundo todo e o procedimento cirúrgico ajuda a reduzir o problema – e os problemas inerentes a ele, como o aumento dos riscos de doenças cardiovasculares, ósseos, de mobilidade e de estética.



Bariátrica

Qual nível de obesidade para bariátrica?

Publicidade

Em relação ao peso corporal, os indivíduos são classificados em cinco níveis:

  • peso adequado: Índice de Massa Corporal – IMC entre 18,5 e 24,9;
  • sobrepeso: IMC entre 25 e 29,9;
  • obesidade grau I: IMC entre 30 e 34,9;
  • obesidade grau II: IMC entre 35 e 39,9;
  • obesidade grau III: IMC acima de 40.

A cirurgia bariátrica é indicada para pacientes com obesidade grau III, mas, algumas outras intercorrências, como diabetes, hipertensão arterial, apneia do sono, aumento do nível de gordura no sangue e problemas articulares podem determinar a adoção do procedimento.

preço Cirurgia Bariátrica

Quanto Custa uma Cirurgia Bariátrica?

Tudo depende do método escolhido pelo cirurgião. Existem os procedimentos chamados restritivos (banda gástrica ajustável, gastroplastia vertical com bandagem e gastrectomia tubular. Nestas condições, ocorre a perda de peso pela redução dos alimentos.

+ Confira também:

Nas chamadas cirurgias bariátricas mistas, além da redução do estômago, é feita também um desvio do trânsito intestinal (que reduz a absorção dos nutrientes).

Estes procedimentos podem ser predominantemente restritivos (derivação gástrica com ou sem anel) e predominantemente disabsortivos (derivações pancreáticas).

A gastrectomia tubular (inserção, por laparoscopia, de uma manga cirúrgica, que passa a ocupar parte do volume abdominal) é considerada um método minimamente invasivo. As cirurgias bariátricas mistas são indicadas para casos de obesidade mórbida.Cirurgia Bariátrica como funciona

De acordo com a indicação médica, uma cirurgia bariátrica custa entre R$ 10 mil e R$ 30 mil.

É preciso considerar, ainda, os custos com cirurgias plásticas (para retirada do excesso de pele). Estas intervenções são realizadas alguns meses depois, quando os pacientes atingem um peso considerado seguro para a saúde.

+ Importante ler: Quanto Custa uma Abdominoplastia?

Cirurgia Bariátrica pelo SUS

O Serviço Único de Saúde (SUS) oferece a realização gratuita de cirurgias bariátricas. O número de vagas disponíveis, sempre limitado nos hospitais públicos, normalmente obriga os médicos a considerar a cirurgia apenas em casos de obesidade grau III.

Para se submeter a uma cirurgia bariátrica, o paciente deve ter 16 anos ou mais (não há um teto de idade; desde 2014, ano em que a verba para este tipo de tratamento foi elevada em 20% o Ministério da Saúde eliminou a cláusula que vetava o procedimento para maiores de 65 anos).

Cirurgia Bariátrica

O SUS se responsabiliza pela triagem, avaliação, atendimento pré e pós-operatório (incluindo as cirurgias plásticas e reconstrutivas).

A fila de espera, entretanto, é longa e pode colocar os pacientes com obesidade mórbida em risco. Em 2015, menos de 10% do total de cirurgias bariátricas foram realizadas na rede pública.

Consórcio de Bariátrica?

Muitas pessoas afetadas acabam optando pelos consórcios de cirurgia bariátrica, que funcionam como os de automóveis e outros bens: os interessados se organizam em grupos e pagam mensalidades para ter direito à cirurgia, que é oferecida através de lance ou de sorteio.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *