Quanto Custa Fazer Pilates – Valor da Aula de Pilates

A técnica é mais cara do que outras modalidades de malhação. Confira quanto custa fazer pilates.

O pilates é um método de condicionamento físico e mental, criado por Joseph Pilates, um alemão obcecado em ultrapassar os limites do corpo. A técnica, que utiliza basicamente o próprio corpo, foi incorporada em diversas academias e caracteriza-se pela individualização dos treinos. Por isto, fazer pilates custa mais caro do que escolher outras modalidades de treinamento.



Quanto Custa Fazer Pilates?

Fazer pilates custa entre R$ 200 e R$ 600 (neste valor, que é mensal, estão incluídas duas aulas por semana, de 45 minutos a uma hora de duração). A mensalidade varia de acordo com a localidade – e as grandes cidades do país estão entre as que verificam os valores mais altos.

pilates é bom

Publicidade

A dinâmica das aulas

Ao contrário de outras atividades das academias de ginástica, que reúnem 20 ou 30 praticantes em uma sessão, as aulas de pilates são individuais ou permitem a participação de, no máximo, três alunos. Isto permite a personalização do atendimento – é quase como se cada adepto tivesse um educador físico exclusivo.

O atendimento personalizado garante que cada aula de pilates seja diferente da anterior. O professor acompanha o desenvolvimento de cada aluno e planeja a sessão seguinte de acordo com o desenvolvimento físico e intelectual do atleta.

As aulas de pilates são desafiadoras. A monotonia passa bem longe e esta característica é uma das razões para a baixa taxa de abandono, fato comum nas academias. Os exercícios, sempre corrigidos pelo personal trainer, definem a musculatura e melhoram a consciência corporal em flexibilidade, equilíbrio e postura.

pilates exercícios

Benefícios do Pilates

As aulas de pilates permitem a reeducação dos movimentos, reduzindo impactos desnecessários nos músculos, ossos, tendões e articulações. O objetivo é melhorar a flexibilidade, postura, respiração, força e impulsão muscular.

O praticante de pilates precisa ser muito disciplinado. As aulas exigem alguns princípios básicos: concentração, controle, respiração, alinhamento, centralização e integração dos movimentos. Ao dar mais atenção a si próprio, o aluno de pilates também desenvolve maior controle emocional.

O pilates melhora sensivelmente a postura. Uma vez que o método dá ênfase no alinhamento correto das articulações, a técnica é um excelente coadjuvante para tratamentos de lesões e dores na coluna vertebral, joelhos, cotovelos e ombros.

pilates

Os exercícios das aulas são sempre de baixo impacto. Por isto, o pilates é indicado para todas as idades, inclusive para pessoas que sofrem de osteoporose (fragilização dos ossos, em função do avanço da idade ou de carência de algumas vitaminas). A técnica, com algumas adaptações, é indicada inclusive para pessoas portadoras de limitações na mobilidade.

Um desejo comum de quem procura uma academia é livrar-se das gordurinhas extras. O pilates permite, no médio prazo, eliminar pneus no abdômen, excesso de culotes e também combate a celulite e a flacidez. Não é um método para malhar, mas garante um bom condicionamento físico.

Da para fazer pilates em casa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *