Quanto Custa Gelo Seco e Onde Comprar

Ele é utilizado para resfriar motores, fazer fumaça em festas e shows e queimar pintas. Veja quanto custa o gelo seco.

O gelo seco – na verdade, gás carbônico (CO2) – é realmente muito gelado e apresenta-se na forma de vapor. Estas características garantem seu uso em filmes e clipes, carrinhos de sorvete, muitas festas e até tratamentos dermatológicos: ele é utilizado na retirada de pintas e manchas da pele.



Quanto Custa Gelo Seco?

gelo seco quanto custa

O produto pode ser encontrado em algumas indústrias, distribuidoras de bebidas e empresas de eventos. O preço varia de região para região, mas, em geral, o gelo seco custa entre R$ 5 e R$ 10 por quilo. O CO2 em estado gasoso também é encontrado em bebidas carbonatadas (gasosas, como refrigerantes, cervejas e espumantes), em extintores de incêndio e em cilindros de paintball.

Publicidade

O gelo seco é simplesmente o gás carbônico em estado sólido, uma substância abundante em nosso planeta (0,004% da composição atmosférica, sempre aumentado pela emissão de gases industriais e automotivos; parece pouco, mas não é: a atmosfera terrestre pesa 4,5 bilhões de toneladas e três quartos deste volume estão a menos de 11 km de altitude).

Como é feito gelo seco?

O gelo seco é feito com CO2 comprimido, a uma temperatura de 78°C negativos. Este é um dos motivos para não segurá-lo por muito tempo, para evitar queimaduras pelo frio. Não é possível armazená-lo em uma geladeira comum, que funciona com temperatura mínima de 10°C negativos.

O gás carbônico possui a propriedade de passar diretamente do estado sólido para o gasoso (processo conhecido como sublimação). Para manter o gelo seco por mais tempo, o ideal é conservá-lo em um isopor térmico, embalado em papel jornal.

O gelo seco produz bolhas ao ser imerso em água. trata-se de uma reação física (que não compromete nem altera as características da substância). A água apresenta capacidade térmica maior que a do ar – e isto significa que o gelo seco se aquece muito mais quando está mergulhado, e isto produz a formação das bolhas.

Como fazer gelo seco caseiro?

É possível produzir o dióxido de carbono congelado em casa. antes de ensinar a “receita”, é necessário informar que o gelo seco pode provocar queimaduras e ulcerações na pele; portanto, para manipulá-lo, é importante estar calçado com luvas antitérmicas e impermeáveis. Além disto, o gelo seco congela a água quase instantaneamente; desta forma, as mãos devem estar totalmente secas.

Mais uma consideração fundamental: o gelo seco é constituído pela mesma substância que expelimos durante o processo da respiração, por ser inútil para nós (as plantas absorvem CO2, necessário para a fotossíntese). Mais que inútil, ele é perigoso quando inalado em grandes quantidades. Para manipulá-lo, o ambiente precisa estar bem ventilado.

É possível obter gelo seco com um extintor de gás carbônico (em estado líquido no interior do cilindro). O equipamento é facilmente reconhecível pela grande corneta no bico e pela ausência de manômetros ou relógios de pressão.

Com um guardanapo grande ou fronha à frente, basta acionar o extintor por dez segundos. A experiência produz bastante gelo seco, mas alguns cristais de gelo (de água) se acumulam no tecido. Para provocar o efeito fumaça, basta mergulhar a substância em água.