Quanto Custa o Grama do Ouro – Preço do Ouro

O investimento em ouro é uma boa opção. Descubra quanto custa o grama do metal.

Um grama de ouro custa R$ 145, de acordo com a cotação da Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F), o que torna o investimento no metal dourado bastante atraente. O valor varia conforme a flutuação do dólar. No entanto, quando o preço dispara não é um bom momento para comprar ouro, uma vez que as altas súbitas quase sempre são seguidas de baixas drásticas.



Para consultar a flutuação do preço do metal, acesse www.bmfbovespa.com.br; o ouro está relacionado entre as commodities.

Investir em ouro é também uma boa prevenção contra crises econômicas e políticas, como a que afetou os EUA, Japão e Europa em 2008 e 2009, e a que está afetando o Brasil nos dias atuais. O metal precioso não parece ressentir-se gravemente dos maus resultados internacionais; ao contrário, a aplicação é procurada no mundo inteiro nos momentos de dificuldades financeiras.

Publicidade

O ouro transmite sensação de segurança para os investidores. O material é extremamente resistente, mas, quem não se sente seguro em guardar o metal em casa pode mantê-lo em cofres bancários ou adquirir apenas os certificados.

1 grama ouro

O que é Ouro?

Derivado do latim “aurum” (brilhante), o ouro é um elemento químico (símbolo Au), de número atômico 79 (o que significa que os átomos são constituídos por 79 prótons e 79 elétrons). Na natureza, o ouro é produzido pela colisão de duas estrelas de nêutrons.

Provavelmente, o uso do ouro teve início com as primeiras civilizações do Oriente Médio, como a Suméria e o Egito, há cerca de seis mil anos. Bastante raro, o ouro, um dos metais mais preciosos, sempre esteve relacionado à riqueza e ao poder. Até 1914, o ouro era utilizado como padrão monetário – os bancos centrais só podiam emitir moeda de houve lastro no metal.

Com a Primeira Guerra Mundial, as nações mandaram às favas o padrão ouro e começaram a emitir dinheiro sem reserva. Isto provou a hiperinflação alemã nos anos 1920 e a crise mundial, conhecida como Grande Depressão, a partir de 1929.

ouro preço

Como Comprar Ouro?

O ouro é uma aplicação para investidores conservadores ou moderados, que não gostam de sofrer grandes riscos. A primeira forma de comprar ouro são os contratos futuros negociados pela BM&F. Cada contrato representa 250 gramas (pela cotação atual, isto representa R$ 35.962,50).

Pessoas físicas podem comprar apenas quatro barras (o que equivale a um automóvel esportivo importado). Para negociar na bolsa, é necessário possuir conta em alguma corretora, que é a intermediária entre o investidor e a BM&F.

Quem não tem todo este dinheiro para investir em ouro (ou não quer pagar as taxas da corretora e da bolsa) pode adquirir barras com entrega física. As principais distribuidoras de ouro no país são a OM DTVM e a Marsam DTVM. É cobrado um ágio de 1% sobre o valor negociado na BM&F, para que a entrega seja feita. O ouro pode ser comprado nas lojas físicas destas empresas ou através da internet.ouro

São disponibilizadas barras a partir de um grama de ouro, mas a responsabilidade pela guarda é do comprador. O Banco do Brasil oferece um serviço de custódia, mas apenas para múltiplos de 250 gramas. As duas distribuidoras garantem a recompra do metal no momento desejado pelos investidores.

Diversos bancos oferecem fundos de capital protegido, que rendem de acordo com a variação do ouro. Entre eles, Banco do Brasil, Credit Suisse, HSBC e Itaú.

Além destas maneiras, é possível adquirir joias de ouro – inclusive com os indefectíveis serviços de “Compro e Vendo Ouro”. O grande problema é que, no momento de vender o metal, é considerado apenas o peso, desprezando-se o trabalho artístico de ourivesaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *