Quanto Custa o Dólar Hoje e Como Comprar no Brasil

A moeda americana está muito valorizada em relação ao real, hoje 1 dólar custa R$4,00, mas isso pode variar rapidamente. Confira quanto custa o dólar e onde comprá-lo no país.

Nos tempos de inflação alta (governos Sarney, Collor e Itamar, até a edição do Plano Real), comprar dólar no Brasil era encarado como uma atividade de proteção dos ativos, tanto para pessoas físicas, quanto para empresas.



A estabilidade da economia, no entanto, eliminou esta necessidade, mesmo com os atuais “soluços” da inflação, que fechou 2015 em mais de 10%, longe da meta do governo, cujo teto foi fixado em 6,5%.

quanto custa o dólar

Publicidade

Desta maneira, apenas empresas importadoras e exportadoras, além de pessoas que vão viajar para o exterior (nos países do MERCOSUL, o real é aceito na maioria dos estabelecimentos), precisam comprar dólares.

A moeda americana está em alta e, por isto, especialistas não aconselham a pagar as despesas de viagem com cartões de crédito, para não ter surpresas ao receber a fatura. O ideal é adquirir traveller checks ou cartões pré-pagos em operadoras de turismo, bancos, financeiras e casas de câmbio autorizados pelo Banco Central do Brasil.

Durante as viagens, é importante deixar parte do valor total em papel-moeda, para cobrir pequenas despesas, como corridas de táxi, gorjetas, etc. O dólar americano é aceito praticamente em todos os países do mundo, especialmente em hotéis, restaurantes e atrações turísticas.

1 dólar 4 reais

Quanto Custa o Dólar Hoje e Como Comprar no Brasil

A cotação de um dólar está em R$ 4,00, com viés de alta. Para os viajantes que querem reduzir o impacto, é conveniente antecipar-se e comprar um pouco da moeda a cada mês. Não existe um limite para a compra de dólares no Brasil.

Antes de comprar dólares, no entanto, é preciso verificar em várias instituições financeiras, para obter as negociações mais vantajosas. O dólar turismo custa em torno de 20% acima da cotação do dólar comercial.

O site do Banco Central (www.bcb.gov.br) oferece uma excelente ferramenta para comparar o custo do dólar: é o ranking do VET, que relaciona as melhores opções disponíveis no mercado. O aplicativo, que não precisa ser baixado, informa não apenas o valor efetivo total (VET), mas também as tarifas e o valor do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Os dados do ranking do VET podem ficar um pouco defasados, em função das turbulências econômicas pelas quais o Brasil passa atualmente (que devem permanecer, de acordo com a análise da maioria dos economistas, ao menos até o final de 2017).

Mesmo assim, trata-se de um bom instrumento para verificar as instituições que oferecem os menores preços. A última publicação, com dados concretizados de novembro do mesmo ano, indicava variações de mais de 25%.

Os valores dos cartões pré-pagos indicavam discrepâncias ainda maiores, que podem atingir mais de 30%. Em geral, no entanto, os bancos comerciais praticam valores menores para a compra de dólar turismo ou comercial por seus correntistas, que variam de acordo com o tipo de relacionamento de cada cliente com a instituição financeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *