Quanto Custa uma Cirurgia de Miopia – Particular ou SUS

A miopia é um distúrbio de refração que impede a visão nítida. Veja como é feita quanto custa a cirurgia.

A miopia é uma condição bastante comum, que os portadores conseguem ver objetos próximos com clareza, mais os mais distantes são vistos borrados. A dificuldade de visualização depende do grau de miopia; nos casos mais graves, o míope só consegue observar objetos muito próximos, enquanto, nos casos mais leves, é possível enxergar a alguns metros de distância.



cirurgia de miopia quanto custa

O distúrbio pode se desenvolver rápida ou gradualmente. De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, a miopia afeta entre 30% e 40% da população ocidental.

Publicidade

É comum que o problema progrida com mais rapidez na infância e adolescência, quando, em diversos casos, pode retroceder a ponto de não ser mais identificado; para a maioria dos míopes, o transtorno permanece sendo diagnosticado durante toda a vida.

Este é um dos motivos por que não se recomenda a cirurgia de miopia antes dos 21 anos. O oftalmologista receita lentes de correção apenas que as estruturas dos olhos já estejam completamente formadas.

Como e por que ocorre?

Para que as imagens sejam captadas perfeitamente pelos olhos, duas estruturas são fundamentais: a córnea e o cristalino. A primeira é a parte clara frontal dos olhos. Já o cristalino muda de forma para auxiliar no foco dos objetos.

Em pessoas com visão perfeita, as duas estruturas apresentam curvatura perfeita, fato que permite a focagem. O exame dos olhos de portadores de miopia (e de outras doenças), no entanto, mostra superfície irregular, dificultando a captação de uma refração perfeita.

miopia

Quanto Custa uma Cirurgia de Miopia?

No SUS…

Uma cirurgia de miopia é feita gratuitamente em postos de atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde), mas a espera pode ser longa, especialmente em regiões que não dispõem de especialistas para realizar o procedimento. Seja como for, tanto um médico da rede pública, quanto um oftalmologista de plano de saúde podem encaminhar o paciente para o atendimento gratuito.

Além da idade, uma cirurgia de miopia não é indicada para mulheres grávidas ou na fase de aleitamento, nem para pacientes portadores de doenças autoimunes, como o diabetes. A cirurgia de miopia é um procedimento bastante simples: dura menos de 20 minutos.

Os pacientes recebem um anestésico líquido (uma espécie de colírio) e o médico recorta uma pequena parte da cobertura da córnea (conhecida como “flap”), faz a aplicação de um laser para corrigir o defeito e repõe a pele retirada. Não são necessários pontos.

cirurgia de miopia

O paciente pode perceber certo desconforto nos olhos, que dura poucos dias. As cirurgias podem corrigir até 12 graus de miopia.

Particular…

Nos consultórios particulares, o preço da cirurgia de miopia varia bastante, de acordo com a disponibilidade de atendimento, formação acadêmica do oftalmologista e grau de expertise e também da técnica adotada. Atualmente, alguns hospitais universitários também oferecem o tratamento.

O valor? Entre R$2.000 e R$4.000 dependendo da qualificação do profissional e até mesmo localização da clínica.

+ Confira outra cirurgia: Quanto Custa uma Rinoplastia (Plástica de Nariz) – Preço